Atualmente existem diversas plataformas de ensino online que prometem contornar os obstáculos físicos e levar educação a todos os lugares. Algumas delas oferecem conteúdos sem cobrança, como é o caso da Udemy e cursos gratuitos do site.

Essa é uma plataforma online que oferece mais de 100 mil cursos. Alguns deles são pagos, enquanto outros são gratuitos. Além disso, os ensinos vão desde a área da gastronomia até desenvolvimento de sites e línguas estrangeiras.

Com esse tipo de serviço você pode aprender muito sem sair de casa. Por isso, continue lendo para conferir mais sobre a Udemy e quais são os seus principais cursos que são concedidos de maneira gratuita.

Aluno em sala de aula olhando para o curso Foto gratuita

Saiba tudo sobre a maior plataforma de cursos online do mundo no Vai de Bolsa.

Como funciona a Udemy?

A Udemy nasceu em 2010 nos Estados Unidos. Desde então, ela se dedica à concessão de cursos online que podem ser pagos ou gratuitos. São inúmeras as modalidades e as áreas de educação.

Os cursos, quando pagos, têm a concessão de certificado na sua conclusão. Porém, cabe destacar que eles não são reconhecidos pelo Ministério da Educação. Apesar disso, podem enriquecer bastante um currículo.

A Udemy e seus cursos gratuitos e pagos podem auxiliar, então, no desenvolvimento de novos conhecimentos. Igualmente, no aprofundamento em certas áreas, com a atualização dos conteúdos, por exemplo.

Ela funciona online e todos os cursos são à distância. Por isso, seus conteúdos permitem a democratização do ensino. Não há necessidade de sair de casa, o pagamento ocorre pela internet, bem como a concessão de certificado.

Qual a diferença entre os cursos pagos e gratuitos?

Além da questão referente à necessidade de pagamento de valores para acesso às aulas, existem outras diferenças entre as opções pagas da Udemy e cursos gratuitos dela.

Quando há a escolha de um curso online, o aluno só tem acesso às aulas. Por outro lado, quando a escolha ocorre sobre uma alternativa não gratuita, mas paga, ele também tem direito a acessar as seguintes funções:

  • Perguntas e respostas do instrutor do curso, com a possibilidade de retirar dúvidas;
  • Mensagem direta do instrutor.

Além disso, apenas o curso pago concede o certificado ao aluno ao final do curso. Contudo, os conteúdos, mesmo quando gratuitos, são bastante completos e interessantes. Dessa maneira, continue lendo para conhecer as principais alternativas.

Conheça as opções da Udemy de cursos gratuitos

Agora veja alguns dos principais cursos que a Udemy oferece online de forma grátis. Abaixo você encontra cursos de línguas, programação, escrita e outros. Com isso você pode sair do modo automático e conhecer novas áreas ou se aperfeiçoar.

Discovery – Mini curso de inglês gratuito

A primeira das opções Udemy de cursos gratuitos que trazemos para você é o Discovery. Ele é composto por 09 vídeo aulas que apresentam conteúdos verbais no presente, passado e futuro.

Igualmente, apresenta cerca de 70% de toda a gramática da língua inglesa. Essa opção não possui pré-requisitos e tem avaliação do público de 4,6 estrelas (de 05 no total).

Negocie como um lobo – Técnicas de vendas

Para quem já trabalha na área de vendas e quer melhorar seu desempenho ou, então, é novo nessa área mas quer segui-la, o Negocie como um lobo é uma ótima opção. Com avaliação de 4,3 estrelas, é ótimo para vendedores, profissionais da área de negociação, gestores de equipes de vendas e outros.

O tempo total do curso é de 01 hora. Ele se divide em noções introdutórias, bem como em outras questões com mais aprofundamento. Por isso, pode ser bastante interessante.

Desenvolvedor Android Iniciante

Outra opção dentre as do Udemy cursos gratuitos muito interessante se volta para o desenvolvimento de aplicativos para celulares Android. Dentre os conteúdos que o compõem estão os conceitos teóricos e práticos sobre o sistema.

Igualmente, como é possível implementar simples funcionalidades, bem como qual a melhor maneira de montar um portfólio de desenvolvedor. Os conceitos iniciais da linguagem Java também fazem parte das aulas.

A avaliação do público para esse curso gratuito é 4,5. Além disso, conta com 83 aulas que somam 7h36min de conteúdos para o seu desenvolvimento na área de criação de aplicativos.

Mulher jovem trabalhando na mesa com laptop isolado Foto gratuita

Marketing digital para iniciantes

Ainda, merece destaque a opção da Udemy de cursos gratuitos que se volta ao marketing digital e ao empreendedorismo na internet. Com avaliação de 4,4, essa alternativa tem 1h39min de vídeos à disposição do público.

Estão no foco das aulas do curso de Marketing digital para iniciantes os conteúdos que se relacionam aos princípios básicos e, igualmente, às técnicas principais sobre o marketing na internet.

Da mesma maneira, o curso ensina qual a melhor forma de escolher um modelo de negócios digital e como alavancá-lo perante o público consumidor. Igualmente, essa opção da Udemy de cursos gratuitos lhe ajuda a iniciar campanhas digitais, respostas automáticas e uso de bots.

Essas são apenas algumas das opções gratuitas de cursos que você encontra no Udemy. Existem muitas outras e com certeza você encontrará uma que seja perfeita para você.